Bolsas de Estudo

From Wikimania
This page is a translated version of the page Scholarships and the translation is 100% complete.

Wikimania 2017, a 13ª conferência internacional anual do movimento Wikimedia, que terá lugar de 9 a 13 de Agosto de 2017 em Montreal, Canadá. O Programa de Bolsas da Fundação Wikimedia - Wikimania Foundation Scholarships Program está a oferecer um número limitado de bolsas para cobrir o custo da viagem, a quota de inscrição para a conferência e o alojamento das pessoas selecionadas para assistir ao evento usando o financiamento proporcionado pela Fundação Wikimedia (WMF).

Datas importantes

O calendário previsto para o Programa de Bolsas WMF é o seguinte:

  • Início da candidatura para a bolsa: 6 de Janeiro de 2017 Done
  • Data limite para candidatar-se para bolsa: 20 de Fevereiro de 2017 Done
  • Fase avaliação de elegibilidade pela WMF: Finais de Fevereiro de 2017. Done
  • Os candidatos são notificados sobre as decisões da Fase 1: Março de 2017. Done
  • Fase 2: Avaliações mais exaustivas pela Scholarship commitee: Março de 2017. Done
  • Os candidatos são notificados sobre as decisões finais: no início de Abril de 2017 Done.
  • A lista final dos selecionados será anunciada em 1 de Maio de 2017.

Objetivos

  • Tornar a Wikimania 2017 numa conferência internacional produtiva e bem sucedida, promovendo a partilha de experiência entre participantes de temas nas wikis e alheios às wikis.
  • Para enriquecer a conferência, permitindo que um grupo diversificado de participantes de todo o movimento Wikimedia atinja

Facilitar um maior enriquecimento das comunidades da wiki, tendo participantes a partilharem suas experiências e lições aprendidas com suas comunidades locais.

  • Para permitir novas colaborações, criações e melhorias.

Detalhes das bolsas

Este ano (2017), a WMF estará oferecendo dois tipos de bolsa para participar na Wikimania:

  • Bolsas completas, que cobrirá as seguintes despesas:
    • Viagem de ida e volta;
    • Alojamento compartilhado;
    • Custos de registo para a conferência.
  • Bolsas parciais, que cobrirá apenas:
    • Acomodação partilhada;
    • Custos de registo da conferência.

Para bolsas oferecidas pela Wikimania Foundation (em conjunto com alguns capítulos), o número total de bolsas outorgadas é dependente do orçamento total disponível para as bolas completas neste ano (2017). Contudo, uma estimativa de 90% do orçamento final será utilizado nas bolsas completas e uma estimativa de 10% será utilizado para bolsas parciais. O número total final de bolsas será determinado em Fase 3 quando os bolsistas finais forem selecionados. Dos anos anteriores, foram estimados entre 70 a 90 bolsistas completos e 20-30 bolsistas parciais no custo total.

Bolsas completas estão sujeitas a quotas, enquanto habitualmente sem limites linguísticos ou geográficos para bolsas parciais; ver abaixo para detalhes para mais informação sobre o número estimado de bolsas oferecidas por ambas WMF e organizações da Wikimedia.

Nesta candidatura de bolsas, cada candidato deve indicar que tipo de bolsa ele se está a candidatar. Contudo, um candidato pode escolher a opção I am applying for a full scholarship, but would be able to attend if awarded a partial scholarship - Estou a candidatar-me para bolsa completa, mas poderei participar se for contemplado com uma bolsa parcial. Para candidatos que escolherem I am applying for a full scholarship, but would be able to attend if awarded a partial scholarship - Estou a candidatar-me para bolsa completa, mas poderei participar se for contemplado com uma bolsa parcial, serão primeiro considerados para bolsas completas primeiro, e posteriormente para bolsas parciais se as bolsas completas tiverem sido todas já atribuídas.

Por favor veja o FAQ - Perguntas Frequentemente Feitas para mais informações em onde as despesas serão cobridas pelas bolsas, e que despesas espera-se que sejam cobertas pelos contemplados para seus próprios gastos.

Bolsas oferecidas pelas organizações Wikimedia

O WMF não é a única organização oferecendo bolsas para Wikimania 2017; Outras organizações Wikimania tal como chapters e organizações temáticas podem estar a oferecer suas próprias bolsas. Nós listamos-as abaixo à medida que obtemos informações sobre seus programas, portando volte a verificar aqui ainda este ano (2017).

  • Wikimedia Alemanha e Wikimedia Áustria têm seus próprios processos para 20 resp. 7 bolsas de estudo. Visite o página do projeto conjunto para mais informações (somente em alemão).
  • A Wikimedia Nederland também oferece um número limitado de bolsas para Wikimediantes da Holanda ou está ativa nos projetos de língua holandesa. Aplicações antes de 5 de maio info(at)wikimedia(dot)nl. Mais informações (em holandês) na Wikimedia Nederland wiki
  • A Wikimedia Italia também oferece 6 bolsas de estudo (aplicações abertas de 28 de abril a 14 de maio). Visite a página do programa para mais informações (apenas em italiano).
  • A Wikimedia Taiwan também oferece um lugar de bolsa de estudo (aplicações abertas de 1 a 17 de maio). Visite a página do programa para mais informações (apenas chinês).

Elegibilidade para candidatar-se

Um contribuidor ativo para um projeto da Wikimedia, ou um voluntário da Wikimedia e qualquer outra capacidade, de qualquer parte do mundo, é considerado elegível para a bolsa. Como o programa suporta participação voluntária, indivíduos de quem a participação estiver ligada a trabalho pago - paid work não são elegíveis de participar para a candidatura de bolsas, incluindo equipa paga ou contratada por qualquer e em qualquer organização Wikimedia. A equipa de tempo parcial, estagiários e os estudantes que trabalham são excluídos dessa regra.

Diferente dos outros anos, a actividade dentro do movimento Wikimedia será o principal critério de avaliação. Participações em áreas que não a Wikimedia free knowlege, software livre, colaboração, ou iniciativas educacionais, e um incremento mas não mais um requisito.; Indivíduos que apenas contribuem nas tais áreas não mais são encorajados a candidatar-se. Por favor veja FAQ - Perguntas Frequentemente Feitas para mais informação para elegibilidade.

Processo de seleção

O processo de seleção do Programa de Bolsas da Wikimania para este ano (2017) foi atualizado depois de colher, discutir, e integrar o retorno dos bolseiros contemplados, bolseiros candidatos, organizadores da Wikimania, o Scholarship Comittee - Comité de Bolsas e a equipe WMF. Como tal, o processo de selecção de bolsas para 2017 seguirá três fases de análise e avaliação, para determinar o candidato final seguindo o seguinte:

  1. Fase 1 - Elegibilidade de avaliação
    • Todas as candidaturas serão revistas por um membro da equipa da WMF, com uma marca de zero (falha) ou um (passa) contemplado em uma análise candidatura-a-candidatura utilizando o Critério de seleção da Fase 1. Todos os candidatos serão notificados por e-mail tanto se forem selecionados ou não uma vez esta fase de revisão estiver terminada.
  2. Fase 2 - Avaliação mais exaustiva
    • Todas as candidaturas que passarem da Fase 1 serão revistas mais detalhadamente pelo Comité de Bolsas - Scholarship Comitte, com o mínimo de dois revisores por candidatura. Cada revisor vai revisar independentemente marcar cada candidatura com base dos critérios de seleção da Fase 2, de formas a alcançar a marca de candidatura final.
  3. Fase 3 - Aprovação final para Bolsa Completa
    • Baseando-se na candidatura do país do candidato, cada candidatura será categorizada tanto como candidatura Global North or Global South, com um número total de bolsistas distribuídos entre Global North e Global South sendo definido a 25% e 75% respectivamente.
    • Para ambos os grupos Global North e Global South, baseando-se na primary language community on wiki (auto-reportada na aplicação) do candidato, os candidatos serão separados pelo tamanho da comunidade de editor ativo no seu projeto Wikimedia mais activo, tal como determinado pelo número médio de Wikimedianos ativos por mês (do período de Setembro de 2014 a Setembro de 2015). Bolsistas serão alocados de igual modo junto destes sub-grupos, definido na forma seguinte:
      • Comunidade linguística grande - O número médio de Wikimedianos ativos é acima de 1000.
      • Comunidade linguística média - Número médio de Wikimedianos ativos por mês é abaixo de 1000 mas acima de 100.
      • Comunidade linguística pequena - Número médio de Wikimedianos ativos por mês é abaixo de 100
      • Comunidade multilingue - Candidatos a quem o projeto mais ativo é o Commons Species, Data, Incubator, MediaWiki ou Tool Labs (onde os projetos mais activos são auto-reportados na aplicação) serão colocados nesta categoria, visto que as comunidades linguísticas não são relevantes.
    • A WMF determinará o total do orçamento disponível e estimará o custo para cada candidato (baseado, na sua maioria, em custos de viagem que variará consoante o país). Os candidatos com maiores marcas na Fase 2 em cada sub-grupo serão contemplados com uma bolsa.
      • Para candidatos dentro dos 10% de limite, as preferências serão primeiro dadas a candidatos que não sejam do sexo masculino.
        • O limite será a marca associada com o último contemplado em cada sub-grupo
      • Bolsas não utilizadas sendo realocadas através do seguinte processo:
        • Um mínimo de marca será determinado para cada sub-grupo (diferente por cada sub-grupo), abaixo que cada candidato não será considerado para a seleção final. Em caso candidatos insuficientes com uma marca-alta em um sub-grupo particular, bolsas não utilizadas serão igualmente realocadas em outros sub-grupos.
        • Em caso de onde tiver candidatos insuficientes com marca alta o suficiente sobre todos os sub-grupos, bolsas não utilizadas serão realocadas para outro grupo (e distribuídas igualmente entre os grupos).
  1. Fase 3 - Aprovação final para Bolsas Parciais (Partial Scholarship).
    • Todos os candidatos para bolsas parciais serão classificados pelas sua marca, com os candidatos de no topo contemplados com uma bolsa parcial.

Após a conclusão da Fase 3, a decisão será emitida a todos os candidatos restantes que mencionará se a candidatura foi bem sucedida ou recusada. Esses com uma candidatura bem sucedida terão a oportunidade de confirmar sua presença na Wikimedia 2017 e de que foi premiado com a bolsa. Poucos candidatos serão colocados na lista de espera; essas candidaturas poderão ser contempladas com uma bolsa posteriormente, dependendo do grau de aceitação das candidaturas bem sucedidas e se o recuso utilizado pelo bolsista estiverem estimados.

Critérios de seleção

Fase 1

A candidatura falhará a Fase 1 se qualquer dos seguintes critérios falharem:

  1. Se o candidato tiver recebido uma bolsa nos anos 2014, 2015 ou 2016 mas não tiver completado o seu(s) relatório(s) pós-conferência.
  2. The applicant is a current or past grantee from any WMF Grant program and found to be non-compliant.
  3. Se o candidato insistir primariamente ou inteiramente de conteúdo fora do tópico, ou abusivo.
  4. Se o candidato tiver falhado ao esforço mínimo em responder as questões do formulário.
  5. Se o candidato tiver falhado em fornecer evidências de habilidades da língua Inglesa que estiver ao nível que o habilitaria a participar na Wikimania, uma conferência que primariamente será conduzida em Inglês. Habilidades suficientes em Inglês poderiam ser demonstradas na candidatura ou qualquer outro sítio.
  6. Se o candidato tiver falhado em demonstrar quaisquer contribuições significativas nas atividades da Wikimedia que pode levar a merecer a contemplação com uma bolsa.
    • Exemplos de contribuições ou atividades significativas na Wikimedia são as seguintes:
      • Contribuidor ativo para um projeto Wikimedia (ex: Wikipedia, Commons ou Wikisource) com pelo menos 50 contribuições (edições)
      • Contribuidor com código Mediawiki, gadget ou outra ferramenta de construção para projetos Wikimedia
      • Envolvimento em uma forma de organização Wikimedia (capítulo, organização temática ou usuário de grupo)
      • Um Wikimedia CheckUser, Admin, Bureaucrat, Steward ou um voluntário OTRS (corrente ou anterior)
      • Com privilégios na Wikimedia Foundation
      • Pesquisador Wikimedia
      • Participante em um programa Wikimedia (ex:, parceria GLAM ou programa de educação)
      • Participante em eventos organizados (ex: fotógrafo contribuidor do Wiki Loves Monuments (WLM), participante de seminários)
      • Organizador de eventos Wikimedia (ex: WLM, edit-a-thons)

A equipe da WMF reserva o direito de remover pessoas devido as suas condutas na-e-fora da Wiki. Exemplos poderiam ser banidos na lista de eventos globais.

Candidaturas em que nenhum critério falhe, passarão para a Fase 2 da avaliação posterior.

Fase 2

Durante a Fase 2, candidatos serão avaliados em dois principais aspectos - experiência relevante e enriquecimento - com cada candidato sendo galardoado uma pontuação na escala 0 de 10 para cada critério. Estas pontuações serão posteriormente avaliados para dar ao candidato uma pontuação uma pontuação final da Fase 2. Este critério tem sido selecionado com o objectivo de realçar os candidatos que têm demonstrado experiência/aprendizado para enriquecer a sua comunidade.

Experiência relevante

Atividade dentro dos projetos Wikimedia ou organizações (capítulos, organizações temáticas, e grupo de utilizadores) indica que um candidato adicionará valor ao Wikimedia através de experiências e conhecimento que tiverem ganho através das contribuições. Candidatos são encorajados a escrever nas suas candidaturas acerca das atividades relacionada ao Wikimedia dentro e fora dos sistemas da Wikimedia.

As atividades dos candidatos serão avaliadas junto das três parâmetros seguintes:

  1. Colaboração - O grau de colaboração com outros indivíduos ou organização de formas a executar atividades
  2. Impacto - Resultados dentro e fora referentes à atividades da Wikimedia, quantitativa e qualitativamente
  3. Liderança comunitária - As funções interpretadas no escopo de atividades dentro do movimento Wikimedia, ex: membros que servem nas lideranças de projetos de comités.

Para assistir às candidaturas, os exemplos seguintes de Impacto têm sido fornecidos. Contudo, candidatos devem sentir-se livres de fornecer exemplos para além do que está incluído em baixo:

Impacto dentro do sistema Impacto fora do sistema
Qualitativa
  • Percepção maior na importância de fontes confiáveis.
  • Habilidades aumentadas/melhoradas dos contribuidores on-wiki (ex: seminários organizados de edições)
  • Facilitar os leitores e editores novos ou experientes a engajarem-se (ex: criado ou participado em espaços on-wiki de com mentores)
  • Habilidade melhorada para editores tornarem-se mais produtivos on-wiki (ex: criado ou melhorado novas funcionalidades do MediaWiki)
  • Percepção incrementada sobre os projetos Wikimedia através de canais off-wiki (ex: artigos publicados em blogs ou jornais, ou fazer uma apresentação em conferências non-Wikimedia)
  • Melhorada a percepção do público da Wikimedia como fonte de informação fiável, (ex: dar um discurso acerca do processo e as políticas que certificam a fiabilidade da informação)
  • Género melhorado, linguagem, ou outra diversidade geográfica off-wiki (ex: um evento organizado com o objectivo de maior despertar os grupos ou línguas sub-representadas)
  • Habilidades aumentadas/melhoradas de voluntários off-wiki (ex: eventos organizados onde voluntariados tomaram conhecimento sobre advocacia de políticas ou organizações de eventos)
Quantitativa
  • Conteúdo Endereçado/Identificado ou falhas de categoria (ex: número de artigos novos/melhorados em categorias não desenvolvidas ou em falta)
  • Tornado possível fontes credíveis a editores (ex: ganho e partilhado acesso para fontes anteriormente bloqueadas).
  • Acesso melhorado à Wikimedia, criando/melhorando um produto que endereça acesso (ex: Códigos QR melhorados ou Kiwix para suportar Wikipedia offline)
  • Novos editores (ex: novos editores devido a organização de um seminário de edições)
  • Para eventos organizados, número de participantes que assistirem ao evento Wikimedia que você tiver organizado (ex: para organizadores de concurso de fotos, número de participantes no concurso)
  • Para programas Wikimedia que você estiver envolvido, número de participantes ou voluntários permitidos (ex: para embaixadores de campus de Programa Educacional de Wikipedia, o número de estudantes suportados em um semestre)


Enriquecimento

A habilidade de partilhar experiências e informações com uma maior comunidade indica que o candidato, se contemplado com uma bolsa, habilitar-se-ia a trazer essas experiências ou lições aprendidas na Wikimania quando estivesse de volta à casa, deste modo enriquecendo sua comunidade wiki local ou o seu país. Candidatos são encorajados a escrever sobre ou fornecer exemplos demonstrando esta habilidade; uma pequena quantidade de exemplos podem estar em relatórios on-wiki, blogs pessoais, ou apresentações de discursos dados sobre o que aprenderam do evento, conferência, ou discussão.

Questões?

Para mais informação acerca da Wikimedia Foundation Scholarship Program - Programa de Bolsas da Fundação Wikimedia, por favor visite visite o perguntas frequentes (FAQ) page.

Candidatar-se

Para candidatar-se para uma bolsa para participar na Wikimania 2017, por favor envie um formulário de candidatura preenchido até às 23:59 UTC de 20 de Fevereiro de 2017. É altamente recomendado que os candidatos revejam todo o material nesta página e no FAQ antes de submeter a candidatura.

Aplicações para bolsas de WMF da Wikimania 2017 estão agora fechadas. A lista de candidatos bem sucedidos pode ser encontrada em meta:Grants:TPS/Wikimania scholars.