Bolsas de estudos/FAQ

From Wikimania
This page is a translated version of the page Scholarships/FAQ and the translation is 100% complete.

Abaixo está a lista de perguntas frequentemente feitas relacionadas a Bolsas do Programa Fundação Wikimedia, com perguntas ajustadas especificamente para Wikimedia 2017.

Se sua questão não tiver sido respondida aqui, por favor contacte wikimania-scholarships@wikimedia.org ou deixa uma mensagem em Talk:Scholarships.

Geral

P: O que é uma bolsa para Wikimania 2017?

R: Uma bolsa é um privilégio atribuído a um indivíduo que o habilita a participar no Wikimania 2017 de 9 a 13 de Agosto do corrente ano (2017) em Montreal, Canadá. Isto é possívl através do Fundação Wikimedia disponibilizando fundos que cobrirão a acomodação, registo, e transporte(para os bolsistas com bolsas com cobertura total).

P: São todos os bolsistas pagos pela Fundação Wikimedia para este fim?

R: Não, algumas organizações Wikimedia tal como capítulos e organizações temáticas estão distribuindo e pagando pelos seus bolseiros - ver #Bolsas das organizações Wikimedia para mais informações sobre isso.

P: Quem se pode candidatar para uma bolsa da Fundação Wikimedia?

R: Qualquer um pode submeter uma candidatura. Contudo, bolsas serão apenas distribuídas a bolsistas com certos critérios - ver #Elegibilidade para Bolsa.

P: Onde pode os utilizadores interessados submeter uma candidatura para bolsa da Fundação Wikimedia?

R: Ver Bolsas#Candidatar-se.

P: Quando é o término para as candidaturas? Quando serão publicados os resultados?

R: Ver Bolsas#Datas importantes que lhe dá o programa completo referente as datas do Programa das Bolsas da Fundação Wikimedia.

R: Podem os utilizadores submeter candidaturas para bolsa da Fundação Wikimedia depois do término de candidaturas?

R: Para que se certifique que os resultados da decisão final sejam publicadas a tempo justo e favorável também para os outros candidatos, as candidaturas depois do término não serão aceites. É recomendado que os candidatos submetam as candidaturas alguns dias antes do término, de modo a evitar que se perca a oportunidade de poder ser selecionado.

P: Como serão notificados os candidados sobre os resultados da bolsa da Wikimedia Foundation?

R: O endereço de e-mail fornecido na candidatura, será utilizado para notificar individualmente se a candidatura foi aprovada ou não. Todos os candidatos serão contactados a certa altura, indiferentemente do resultado. Ver Bolsas#Datas importantes para a data prevista para a notificação.

P: Com que frequência são decididos os bolseiros da Wikimedia Foundation?

R: Utilizando um processo de seleção e critério de seleção predeterminado, a equipa da WMF e o Comité de Bolsas reveem todas as candidaturas para as bolsas da Fundação Wikimedia e determinam quais são bem sucedidas.

P: Como o Global North e o Global South (Norte Global e Sul Global) estão definidos?

R: Ver strategy:Global South para as definições utilizadas pelo Programa de Bolsas da Fundação Wikimedia.

P: Quantas candidaturas para bolsas tipicamente são submetidas para Fundação Wikimedia em um ano?

R: Para Wikimania 2013, 1.219 candidaturas para bolsas foram submetidas. Posteriormente este número reduziu substancialmente para a Wikimania2014, em que 1.168 candidaturas foram submetidas, e diminuiu substancialmente na Wikimania 2015 que no qual foram submetidas ~600 candidaturas. Para Wikimania 2016, ~500 candidaturas foram submetidas.

P: Quantas bolsas estão disponíveis para Fundação Wikimedia?

R: Nenhum número fixo de bolsas é atribuído; contudo, existe um montante definido disponível para distribuir, que soma aproximadamente US$200.000,00; o orçamento será determinado no início de 2017.

Tipos de bolsas

P: Que tipos de bolsas estão disponíveis?

R: Para Wikimania 2017, existem dois tipos de bolsas disponíveis da Fundação Wikimania: Bolsas completas e bolsas parciais. Ver Scholarships/Scholarship para detalhes para mais informação. Outras organizações Wikimedia poderão igualmente oferecer bolsas completas ou parciais - Ver Bolsas de estudos da Wikimedia.

P: Existem bolsas específicas de país que estão sendo oferecidas?

R: As bolsas da Fundação Wikimedia podem ser contempladas a cidadãos residentes de quase todos os países. Bolsas oferecidas pelas organizações da Wikimedia, são geralmente específicas a países - ver bolsas para organizações Wikimedia.

Elegibilidade para bolsa

P: Quem é elegível para receber uma bolsa de estudos da Fundação Wikimedia para participar da Wikimania?

R: Enquanto que todo mundo se pode candidatar para uma bolsa que o poderá habilitar a participar na Wikimania, os candidatos mais elegíveis são contribuidores ativos em um ou mais projetos Wikimedia, organizações, ou iniciativas que têm claro interesse na Wikimania e no movimento Wikimedia. O programa apoia a participação voluntária, portanto, indivíduos de quem a participação está ligada a trabalhos pagos, não são elegíveis de obter uma bolsa, i.e., trabalhadores da Wikimedia a tempo inteiro ou de alguma pagos por trabalhar na Wikimedia. Trabalhadores a part-time podem ser elegíveis de transitar à Fase 2 se corresponderem aos critérios requeridos. Adicionalmente, diferente dos outros anos, indivíduos que unicamente contribuem em conteúdo de projetos livres não-Wikimedia ou movimentos, não são encorajados a se candidatarem, pois o critério principal de avaliação é atualmente atividades relacionadas com o Wikimedia.

P: Existem restrições de idade?

R: Não, todo mundo é um candidato bem-vindo. Contudo, se se tratar de uma criança, é requerido o consentimento do responsável/responsáveis (pai, mãe ou outro indivíduo responsável pela criança) antes de ser contemplada com uma bolsa. Para este processo, uma criança é definida como alguém abaixo da idade de 18 anos na altura em que a sua candidatura for submetida.

P: Devem os candidatos concordar com quaisquer termos ou condições antes de submeterem uma candidatura?

R: Sim, estas estão localizadas em baixo do formulário da candidatura - todos os termos e condições devem ser aceites antes de um formulário de candidatura ser submetido.

P: Porque os candidatos têm concordar com alguns termos e condições antes das respectivas candidaturas?

R: Para se certificar que entendem o que se espera que faça e que se espera que se pague para receber uma bolsa.

P: Têm os candidatos que assinar um acordo antes de submeterem uma candidatura?

R: Sim, este acordo está localizado em baixo do formulário de candidatura - todas as candidaturas devem indicar o respectivo consentimento em relação ao acordo, inserindo o respectivo nome completo do candidato na respectiva caixa de texto. Os candidatos abaixo dos 18 anos de idade (ver mais acima) devem igualmente inserir o nome completo do respectivo responsável (pai, mãe ou outro responsável) em uma caixa de texto separada para este efeito.

P: Porque têm os candidatos que consentir com o acordo de privacidade antes de submeterem as respectivas candidaturas?

R: Por motivos legais e para se certificar que os candidatos entendem como serão utilizados os dados por estes enviados.

P: Se um candidato tiver recebido uma bolsa para participar em uma Wikimania anterior, será este de igual modo elegível de receber uma bolsa para Wikimania 2017?

R: Se um bolsista da WMF 2014, 2015 ou 2016 tiver falhado o processo de complemento de relatório pós-conferência, então este não será elegível. Do mesmo modo, se um candidato tiver recebido várias bolsas consecutivas da WMF, outros candidatos com resultados similares serão priorizados em relação aos candidatos beneficiados anteriormente.

P: Se for possível eu cobrir as despesas da viagem para participar na Wikimania, devo me candidatar?

R: Os bolsistas não são seleccionados consoante a capacidade financeira, até porque tal factor não pode ser confirmado pela equipa da WMF ou pelo Comité de Bolsas quando se estiver a rever as candidaturas. Contudo, é solicitado aos candidatos para cuidadosamente considerar as respectivas condições financeiras face aos meios financeiros para participar sem esta oportunidade.

Escrevendo uma solicitação de bolsa

P: Podem vários candidatos submeter uma única candidatura?

R: Não, todas os candidatos devem submeter individualmente suas próprias candidaturas de modos a serem consideradas.

P: Devem todos os candidatos submeter as respectivas candidaturas em Inglês?

R: Não, mas é extremamente recomendado que assim se proceda, uma vez que o Inglês é a única língua que todos os membros do Comité de Bolsas entendem. Na eventualidade de uma candidatura ser submetida em uma língua que não o Inglês, serão feitas tentativas de tradução, mas isto pode requerer o uso de programas de tradução que nem sempre proveem uma tradução apurada. Contudo deve-se notar que como parte do Critério de seleção da Fase 1, os candidatos devem mostrar evidências de proficiência na língua Inglesa a um nível que os habilita a participar na Wikimania, que primeiramente será conduzida em Inglês, e submeter a candidatura em Inglês é um modo efetivo de preencher este requisito.

P: Espera-se que os candidatos respondam a todas as perguntas no formulário de candidatura?

R: Sim, excepto quando não aplicável ou relevante para o candidato. Se o candidato falhar em fazer um esforço mínimo em responder as questões, é provável que sua candidatura seja desconsiderada falhando o Critério de seleção da Fase 1.

P: Porquê que o formulário de preenchimento de dados do candidato solicita algumas informações pessoais?

R: Para auxiliar a distribuição das bolsas e para propósitos diversos de monitorização. Note que os bolsistas serão selecionados baseado apenas em factores descritos em processo de seleção.

P: Que nomes de usuário do projeto Wikimedia os candidatos devem listar no formulário de candidatura?

R: Todos os nomes de usuário que foram utilizados pelos candidatos nos projetos Wikimedia, devem ser listados. Se o nome de usuário for partilhado com mais alguém, este facto deve também ser mencionado na candidatura. Contas inutilizadas não precisam de ser listadas. Neste caso, não existe a obrigação de os candidatos listarem todas as contas que têm.

R: Podem os candidatos fornecer ligações a páginas ou outros websites como evidências de suas respostas?

R: Sim, é encorajado, especialmente para questões relacionadas com enriquecimento. Contudo, ligações para lugares internos do projeto Wikimedia (on-wiki) e lugares externos (off-wiki) devem ser associado com descrição clara do envolvimento dos candidatos e as respectivas contribuições. Revisores considerarão todas as informações relevantes relativas a eles para rever as candidaturas.

P: Quanto se espera que os candidatos escrevam em suas respostas para as perguntas feitas?

R: O suficiente para dar uma visão clara aos revisores sobre o candidato - guia sobre o que escrever é fornecido com critério de selecção da Fase 2. A quantidade exacta de cada resposta varia de candidato a candidato, dependendo no que têm para mostrar. Para a maioria dos candidatos, entre três a cinco parágrafos por pergunta poderá ser suficiente. Revisores não esperam receber um dissertação, mas sobrepor perguntas curtas irá geralmente diminuir a possibilidade de avaliação do candidato.

P: Podem usuários bem conhecidos/estabelecidos saltar perguntas feitas a eles sobre as respectivas participações nos projetos Wikimedia?

R: Não. Maior contribuições, indicam geralmente que se fornecerá mais respostas, não respostas curtas ou respostas de todo. Todas as camadas de imparcialidade, todos os candidatos, tem-se sobre eles expectativas para fazer um esforço razoável para responder questões por cada Critério de seleção da Fase 1.

P: Podem os candidatos da editar as suas candidaturas depois da submissão?

R: Infelizmente não. É recomendado que os candidatos façam cuidadosamente um rascunho das respectivas candidaturas e se certifiquem que digam tudo o que for necessário, antes de submeterem as respectivas candidaturas. Contudo, informações adicionais podem ser submetidas por candidatos para wikimania-scholarships@wikimedia.org, onde um membro do Comité de Bolsas ou da equipa da Fundação Wikimedia anotará essas informações nas candidaturas dos utilizadores. Por favor, não submeta duas vezes a sua candidatura; uma vez que isto resultaria em muito mais trabalho adicional e desnecessário para os revisores.

Valor da bolsa e processo de reembolso

P: O que os valores da bolsa da Fundação Wikimedia cobrem?

R: A bolsa completa da Fundação Wikimedia cobrirá o custo de ida e volta de uma viagem individual tal como projetado pela agência de viagem da Fundação Wikimedia, acomodação partilhada para mais de seis noites tal como projetado pela Fundação Wikimedia, e o custo de registo para a conferência, tal como as recepções e almoços. A bolsa parcial cobrirá apenas acomodações partilhadas e o custo de registo da conferência.

P: Que gastos não são cobertos pela bolsa da Fundação Wikimedia?

R: Os gastos que não são cobertos pela bolsa da Fundação Wikimedia incluem custos acidentais (novo passaporte, guias de viagem, adaptadores de tomadas, roupas, etc.) , transporte local durante a conferência (excepto para a transferências do aeroporto), refeições fora do local da conferência, custos relacionados com amigos ou familiares acompanhantes, e todas as despesas associadas com qualquer passeio fora da agenda dos encontros na conferência. Note por favor que durante a conferência, algumas refeições são fornecidas. A Fundação Wikimedia não cobrirá geralmente custos de obtenção de visto, (ver Viagem) - excepções podem ser abertos sobre solicitações.

P: Como irá a Fundação Wikimedia pagar as despesas dos bolsistas? Enviar-lhes-á o dinheiro? Reembolsar-lhes-á?

R: A Fundação Wikimedia pagará diretamente para os custos de registo da conferência, viagem, e acomodação partilhada. Para agenda de transporte, é requerido que os candidatos usem os serviços de transportes agendados contratados pela Fundação Wikimedia. Para transporte de e para o aeroporto (tanto do aeroporto do país residente como do aeroporto do local da conferência), a WMF reembolsará o bolsista, se este solicitar.

P: Podem os bolsistas da Fundação Wikimedia agendar as respectivas viagens e solicitar um reembolso?

R: Não, uma vez que a condição de submissão de candidatura de todos os candidatos exige que se concorde em utilizar a agenda dos serviços fornecidos pela Fundação Wikimedia.

P: Quando me devo registar para Wikimania?

R: Pessoas que tiverem recebido uma bolsa, ser-lhes-á atribuído um código para se registarem na conferência. Todas as decisões finais para as bolsas da Fundação Wikimedia devem ser anunciadas em Maio (ver Datas importantes; a página poderá ser atualizada na eventualidade de qualquer demora). Não é recomendado que os candidatos registem-se até terem recebido a decisão final para a candidatura.

P: A Fundação Wikimedia fornecerá alguma assistência para obtenção de visa?

R: Uma carta de solicitação para todos os bolsistas requerendo um vis para assistir a conferência será fornecida (ver Viagem). Nós esperamos que cada bolsista contacte o consulado ou a embaixada por ele mesmo, ou através dos serviços de visa e pagar qualquer custo. Se o custo do pagamento do visa for difícil, a Fundação Wikimedia cobrirá as despesas.

Bolsas para organização Wikimedia

P: Que outras organizações Wikimedia estão oferecendo bolsas para participar no Wikimania 2017?

R: Esta lista de organizações oferecendo bolsas é um processo corrente. Ver Bolsas das Organizações Wikimedia para listas completa.

P: Irão os candidatos interessados em ambas as bolsas da Fundação Wikimedia e de outras organizações precisar de se candidatar duas vezes?

R: Isto dependerá de alguns factores. Algumas organizações utilizarão as candidaturas para as bolsas da Fundação Wikimedia para selecionar os bolsistas; nestes casos, candidaturas adicionais diretamente na organização Wikimedia não será necessária. Contudo, outras organizações requererão candidaturas separadas. Ver Bolsas#Organizações de bolsas da Wikimedia para mais informação.

P: Se a organização requerer uma candidatura separada, quando será a data limite para esta candidatura?

R: Isto dependerá da organização Wikimedia em questão - ver Bolsas das organizações Wikimedia.

P: Quem é elegível para uma bolsa de uma organização Wikimedia?

R: A maioria das organizações Wikimedia fornecerão apenas bolsas individuais a indivíduos que são relevantes para eles, tal como estes que tiverem contribuído para os projetos Wikimedia nas línguas do interesse dessas organizações, que residem no país onde as organizações estão baseadas. Ver Bolsas para organizações Wikimedia para mais detalhes.

P: Como irão as organizações Wikimedia decidir quem recebe as bolsas?

R: As decisões finais das candidaturas bem sucedidas são geralmente feitas pelas organizações. Se uma organização estiver a utilizar candidaturas para bolsas da Fundação Wikimedia (ver acima), essas organizações poderão levar as revisões completas para a equipa WMF e ao Comité de Bolsas a certo ponto de partida. As organizações que não utilizarem estas candidaturas, levarão em consideração as suas próprias revisões e processo de seleção, independentemente dos Comités de Bolsas e da Fundação Wikimedia.

P: Como irá essas outras bolsas das organizações da Wikimedia diferir das bolsas da Fundação Wikimedia?

R: Essas irão geralmente cobrir as mesmas despesas ou despesas similares, mas variam pela organização - ver Bolsas das organizações da Wikimedia.

Se a sua questão não tiver sido respondida aqui, por favor contacte wikimania-scholarships@wikimedia.org ou deixa uma mensagem em Talk:Scholarships.